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DICAS ÚTEIS


Unique Class Turismos

Bagagem

Por questões de segurança, evite utilizar malas que ostentem griffes famosas. Mas se for uma mala muito comum, iIdentifique-a com algum detalhe (fita, adesivo) para facilitar sua visualização no desembarque.

Não precisa ser nada chamativo demais, apenas para que você a reconheça mais rapidamente.

Além da etiqueta de identificação externa, coloque também uma preenchida dentro da mala. No caso da etiqueta de fora se perder e sua mala for aberta pelos órgãos de segurança, estes saberão a quem ela pertence.

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.


Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor e produtos eletrônicos. Leve-os na mala de mão.

Uma boa medida preventiva é fotografar sua mala antes de despachá-la. No caso de extravio ou perda, ao ter que explicar como ela é, pode ser mais fácil mostrar a foto aos responsáveis pela busca.

Bilhetes

Fique atento a fatores que possam alterar o preço dos bilhetes, planejando assim uma viagem com o melhor custo-benefício possível

  • Informe-se sobre eventuais promoções
  • Verifique quais são os procedimentos da companhia aérea sobre multa por cancelamento, alteração e reembolso de tarifas
  • Lembre-se de confirmar os assentos
  • Providencie um e-ticket

Cópias de segurança

Faça cópia de toda documentação de viagem – passaporte (vistos), bilhetes, itinerário com datas e números de voos, bilhetes, cartões de crédito, vouchers e comprovantes – e imprima ou salve como arquivo digital em um pen drive e leve com você. No caso de perda de algum desses documentos, a cópia facilita e agiliza providências e reparos.

Dados acessíveis

Na hora de fazer a reserva da passagem, tenha em mão os dados:

  • Nome do passageiro
  • Data da viagem
  • Rota
  • Classe de reserva (primeira classe, executiva ou econômica)
  • Centro de custo ou unidade para débito
  • Nome do responsável pela reserva, telefone para contato, departamento e seu centro de custos
  • Companhia aérea

Documentos

Antes de realizar sua reserva, verifique os seguintes itens da documentação:

  • Validade do passaporte*
  • Validade do visto, se necessário*
  • Atestado de vacina
  • Permissão internacional para conduzir (Habilitação Internacional)
  • Carteira de identidade original em voos domésticos e para diversos países da América do Sul, desde que apresente bom estado de conservação e foto de identificação do portador

* Itens desnecessários caso o "cadastro personalizado do passageiro" tenha sido enviado à Unique Class Turismos.

Veja também: Documentação, vistos e vacinas

Hotéis e Locação de Veículos

A Unique Class Turismos coloca à sua disposição os serviços para reservas de hotéis e locação de veículos, com abrangente tarifário do mercado nacional.

Para solicitar uma reserva de hotel, são fundamentais as seguintes informações:

  • Localização adequada no destino
  • Data de entrada (Check-in)
  • Data de saída (Check-out)
  • Tipo de acomodação (single, double, triple)
  • Categoria da acomodação (standard, superior, luxo, suíte)
  • Preferências do hóspede (andar alto, apto. para não fumante, vista para o mar, conexão wi-fi etc).

Observe com atenção os horários de check-in e check-out. Informe-se sobre as regras adotadas pelo hotel em caso de cancelamento de reserva, a fim de evitar a cobrança de no-show. Para reservas internacionais, tenha em mãos o número, nome do titular e validade do cartão de crédito para garantir a reserva.

Para solicitar locação de veículo, informe:

  • Tipo de veículo
  • Número de dias necessários e devolução
  • Local de retirada do veículo: aeroporto ou locadora
  • Data e horário da retirada e devolução
  • Tipo de seguro: total ou parcial.

Jet lag

O termo é usado para os sintomas causados pela ruptura entre o "relógio interno" do corpo e o ciclo de 24 horas. Essa ruptura ocorre quando atravessamos fusos horários, ao voar de leste a oeste ou vice-versa.

Jet lag pode levar à indigestão e perturbações da função intestinal, mal-estar geral, sonolência diurna, dificuldade em dormir à noite e reduzir o desempenho físico e mental. Esses sintomas desaparecem gradualmente, conforme o corpo se adapta ao novo fuso horário.

Como reduzir os efeitos do jet lag

  • Esteja o mais descansado possível antes da partida, e aproveite qualquer oportunidade para descansar durante o voo. Mesmo sonecas curtas ajudam.
  • Faça refeições leves e limite o consumo de álcool. Embora possa acelerar o início do sono, o álcool prejudica sua qualidade.
  • Evite a cafeína de 4 a 6 horas anteriores ao período previsto do sono. Durante o dia, prefira tomar pequenas quantidades de café a cada 2 horas em vez de uma grande quantidade de uma única vez.
  • No destino, crie as condições adequadas para um sono relaxante e reparador – no mínimo 4 horas durante a noite local são necessárias para que o relógio interno do corpo se adapte ao novo fuso horário.
  • Exercícios físicos durante o dia podem ajudar a ter uma boa noite de sono, mas se feitos até 2 horas antes de tentar dormir.
  • Como cada indivíduo reage de forma diferente às mudanças de fuso horário, passageiros frequentes devem aprender com seus próprios corpos a responder e adotar hábitos para minimizar o jet lag.
  • Conselhos de uma clínica especializada em medicina de viagem pode ajudar na formulação de uma estratégia personalizada eficaz.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

No aeroporto

Para evitar imprevistos no momento do embarque:

  • Em viagens nacionais, procure chegar com cerca de uma hora de antecedência, não menos.
  • Em viagens internacionais, chegue ao aeroporto com duas horas de antecedência (até três, em períodos de alta estação e feriados).
  • Não esqueça que a reconfirmação da reserva é obrigatória até 72 horas antes do horário de partida do avião, medida ainda mais indispensável se estiver retornando do exterior.
  • Antes de sair para o aeroporto, confira se a bagagem está dentro do limite de peso.
  • Leve algum dinheiro em espécie para o caso de ter que pagar taxa por excesso de peso ou volume extra.

Perda de Bilhetes

Ao adquirir um bilhete de passagem aérea, o passageiro formaliza um contrato entre ele e a empresa aérea.

Em caso de perda, o passageiro deve dirigir-se a agência que o emitiu e requisitar a segunda via. Se estiver em viagem, é necessário procurar a companhia aérea.

O passageiro assinará um termo de responsabilidade, comprometendo-se a ressarcir a empresa aérea caso o bilhete, extraviado ou perdido, venha a ser utilizado.